Dicas para melhorar a prestação de serviço da sua empresa

Fala galera!!! Eu ando meio sumido do blog devido algumas mudanças na minha vida, emprego novo… Problemas e soluções novas… E também estou criando uma empresa para poder ganhar uma grana extra! 🙂

Resolvi compartilhar algumas dicas para as pessoas que estão querendo começar uma empresa (igual a mim) no ramo de tecnologia e também ajudar aquelas que já possuem sua própria empresa. Essas informações podem ser encontradas em outros sites, porem escrevi de conhecimento próprio e já presenciado que algumas ideias ajudam e muito no crescimento da empresa.

1 – Crie um catalogo de serviços

Crie um catalogo com todos os serviços que sua empresa irá trabalhar, tente procurar a carência do mercado, focar em soluções lucrativas que exigem muito conhecimento e pouco investimento, o diferencial de serviços é essencial para um bom começo.

 

2 – Relacionamento com o Cliente

Seja atencioso e transparente com o cliente, de fato é ele quem irá “bancar” a sua empresa, parece engraçado mais muitos comerciais prometem tudo, não conhecem o produto e acabam jogando a culpa no técnico que está apenas fazendo sua parte, isso prejudica a imagem da empresa.

 

3 – Utilize melhores práticas nos mercado

Já participei de projetos grandes aonde descobri que o sucesso foi feito através de processos e escopo, hoje em dia existem várias estratégias de gerenciamento de projetos como PMI, PMBOK e gestão de processos como o ITIL entre outras, tive a oportunidade em estudar o conteúdo e aconselho a qualquer pessoa a utilizar essas práticas.

 

4 -Entregue apenas oque foi acordado

Entregar apenas o que foi acordado é fundamental em um projeto, em alguns casos será o fruto do suporte, ou seja se você fecha um projeto com o serviço A e entrega A + B, se ocorrer algum problema com o B, você irá bancar o prejuízo, seja claro com o cliente, caso ele queria A + B + C, procure primeiro analisar o impacto que será gerado no projeto antes de falar para o cliente se é possível ou não, pois pode impactar no tempo de entrega do projeto até em configurações extras e necessidades, com isso você pode perder muito dinheiro e passar uma mal pressentimento da empresa.

 

5 – Seja Diferenciado

O diferencial é fundamental para o crescimento de uma empresa, a final será ele que irá destacar você da concorrência!
Lembre-se que o maior diferencial hoje em dia não é mais o preço e sim a qualidade de serviço e suporte ao cliente, pois muitas empresas preferem pagar um pouco mais e ter uma qualidade e suporte de serviço confiável e de nível.

 

6 – Investimento

Infelizmente o investimento deve ser alto, principalmente na área de tecnologia, invista sempre em conhecimento, cursos, servidores que possam agregar melhoria e segurança no seu ambiente e dos clientes.

 

7 – Feedback

Reserve um dia na semana para fazer um feedback com a equipe, sabendo oque ocorreu na semana, quais serviços estão pendentes e se possível até realizar um feedback com o cliente para medir o nível de satisfação, muitas empresas esquecem do cliente e apenas aparece para cobra-lo. Esse é um fator muito importante para medir a melhoria continua (Processo do ITIL).

 

Algumas dicas acima (Todas) são por experiências vividas em algumas empresas para qual já trabalhei, é incrível com a implantação de processos  e melhoria continua, também a utilização das dicas acima, podem ajudar no bom relacionamento com o cliente. Algumas pessoas dizem que o cliente é chato pra caralho (Rsrsr) porem esquecem que ele está precisando de atenção com algum problema e também pode estar insatisfeito com o serviço prestado pela empresa. Simples passos podem transformar um ambiente melhor e um relacionamento com o cliente mais estável!

 

Our tought

  1. Gerenciar uma empresa de prestacao de servicos nao e tarefa facil e por vezes pode ser exaustiva. O gestor tem que atender os clientes, lidar com as necessidades dos colaboradores, cuidar das financas, alavancar as vendas e analisar a concorrencia. Tudo isso alem de cuidar para que os servicos prestados atendam padroes de qualidade e garantam a satisfacao do cliente.

    1. Ola Hebergeur!

      Sim, é uma tarefa muito difícil e muito exaustiva, ainda vejo muitos empresarios (principalmente na area de tecnologia) que nao ligam para estruturacao e tambem a criacao de processos com isso quando algum profissional deixa a empresa, todo o conhecimento vai junto com o profissional, sem dizer a respeito de projetos no qual muitos perdem a qualidade para entregar em menos tempo sem aumentar a mao de obra, ou seja, fazer mais em menos tempo com poucos recursos sem visar qualidade do trabalho.

      É extremamente dificil e caro garantir um padrao de qualidade e garantir a satisfacao do cliente, porem, como voce cria a cultura de sua empresa e processo podem se tornar o diferencial para seus clientes.

      Abraco!

  2. gostei e quero mais informações sobre ciração e gestão de empresas de Prestação de serviços

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