Servidor LAMP (Linux + Apache + PHP + MySQL)

Nos primórdios da internet, eram utilizadas apenas páginas html estáticas e scripts CGI. O Apache em si continua oferecendo suporte apenas a esses recursos básicos, mas ele pode ser expandido através de módulos, passando a suportar scripts em PHP, acessar bancos de dados MySQL, entre inúmeros outros recursos. Sempre que é solicitada uma página em PHP ou outra linguagem, entra em ação o módulo apropriado, que faz o processamento necessário e devolve ao Apache a página html que será exibida. Entram em ação, então, os gestores de conteúdo e fóruns, que combinam os recursos do PHP com um banco de dados como o MySQL, acessado através dele. A combinação de tudo isso forma a solução que é popularmente chamada de “LAMP” (Linux + Apache + MySQL + PHP).

O Apache possui inúmeros módulos, que adicionam suporte aos mais exóticos recursos. A maioria das páginas atuais utiliza uma estrutura em PHP, freqüentemente com um banco de dados MySQL ou PostgreSQL. Existem, inclusive, muitos sistemas prontos, como o phpBB (fórum) e o WordPress (para gerenciamento de conteúdo), que podem ser instalados sem muita dificuldade depois que o servidor web já estiver rodando.

A Apache permite hospedar vários sites no mesmo servidor, recurso chamado de virtual hosts. Apenas os sites mais acessados são capazes de saturar os recursos de um servidor dedicado de configuração razoável, por isso hospedar vários sites no mesmo servidor é uma forma de economizar recursos e trabalho. (Fonte: Guia do Hardware)

 

Instalando o Apache via repositório:

# yum install httpd

Iniciando o Apache:

# service httpd start

Instalando o suporte ao PHP via repositório:

# yum install php

Com este comando, já é instalado o pacote PHP e os módulos necessários.

Instalando o módulo php-mysql via repositório:

# yum install php-mysql

 

Instalando o Banco de Dados MySQL via repositório:

# yum install mysql mysql-server

Preparando o terreno para base de dados:

# mysql_install_db

Iniciando o MySQL:

# service mysqld start

Criando usuário administrativo:

# mysqladmin -u root password (sua_senha)

 

Configurando para que o MySQL e Apache seja inicializado junto ao Sistema Operacional:

# chkconfig mysqld on
# chkconfig httpd on

 

Reinicie o Apache para aplicar todas as configurações

# service httpd restart

Depois de realizado os procedimentos, acesse o endereço do servidor através de um navegador web.

Lembrando que por padrão, o “Home Dir” do apache fica localizado em /var/www/html, basta apenas copiar o conteúdo do site para este diretório e ele será publicado!

Add your review

Your email address will not be published. Required fields are marked *